Windows - Ativar ou desativar CMD via CMD
Ativar ou desativar CMD via CMD | ||
Canal Qb |
Para as pessoas que não trabalham com GPO ou Scripts, pode achar que é uma forma desnecessária de usar este recurso, mas muitos projetos usam esses comandos dentro do seus script para poder realizar rotinas, como macros de instalação, atualização e outros.
Então vamos aos comandos:
No prompt de comando do Windows (cmd), você pode desativar parcialmente o acesso a determinados comandos ou funcionalidades, restringindo as permissões do usuário atual. No entanto, é importante lembrar que esse método não desativa completamente o prompt de comando, apenas restringe o acesso a certos recursos.
Para desativar parcialmente o prompt de comando via cmd, você pode usar o seguinte comando:
reg add "HKCU\Software\Policies\Microsoft\Windows\System" /v DisableCMD /t REG_DWORD /d 1 /f
Esse comando adiciona uma entrada no Registro do Windows para o usuário atual, especificando que o acesso ao prompt de comando (cmd) deve ser desativado. Após executar esse comando, o usuário não conseguirá abrir o prompt de comando, mas ainda poderá usar outros métodos para acessá-lo, como o PowerShell ou programas de terceiros.
Para reverter essa configuração e permitir o acesso novamente ao prompt de comando, você pode usar o seguinte comando:
reg delete "HKCU\Software\Policies\Microsoft\Windows\System" /v DisableCMD /f
Lembre-se de que você precisará ter permissões de administrador para executar esses comandos e que alterar o Registro do Windows incorretamente pode causar problemas no sistema operacional. Portanto, tome cuidado ao fazer qualquer modificação no Registro do Windows.
Nenhum comentário
Comente só assim vamos crescer juntos!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.