@CanalQb

Ciências Computação - O Conjunto de Instruções




Cada modelo de processador possui um conjunto de instruções próprio. De acordo com o número de instruções que compõem o conjunto, podemos classificar os processadores em CISC e RISC. CISC é a sigla para Computador de Conjunto Complexo de Instruções (Complex Instructions Set Computer) e RISC é a sigla para Computador de Conjunto Reduzido de Instruções (Reduced Instructions Set Computer). Os processadores CISC possuem um número muito maior de instruções (algumas centenas) do que os processadores RISC (algumas dezenas), porém são mais lentos. Os primeiros microprocessadores da Intel eram do tipo CISC e, à medida que evoluíram, foram incorporando algumas características RISC.
Quanto mais evoluído um microprocessador, maior é o número de instruções que consegue executar. Basicamente, as instruções podem ser classificadas em:
  • As instruções de transferência de dados permitem movimentar dados dentro do processador - entre registradores - ou movimentar dados entre a memória e o processador.
  • As instruções de cálculos possibilitam efetuar os cálculos aritméticos e lógicos, assim como deslocamentos e rotações bit a bit.
  • As instruções de transferência de controle do programa permitem interromper a sequência linear do programa e saltar para um outro ponto do mesmo.
  • As instruções de controle são instruções especiais que atuam sobre o próprio microprocessador desativando interrupções, bloqueando sua atividade ou passando ordens ao coprocessador.
As instruções são compostas por um código identificador e, na maioria das vezes, por um ou mais operandos. Considere-as como sendo um jogo completo de informações para que a instrução possa ser realizada. Por exemplo, se for uma instrução de soma, esta vem acompanhada pelos dois operandos que devem ser somados.

 #conjunto #instrucoes