Ultimas do CanalQb

CanalQb - Instalando o ESPRESSIF ESP32 WROOM 32D WIFI No Windows

@CanalQb


CanalQb - Instalango o ESPRESSIF ESP32 WROOM 32D WIFI No Windows



CanalQb



Sempre crie uma frase de segurança única para jogos, Airdrops e qualquer outra coisa de origem desconhecida, em vez de usar sua carteira principal.




Fala galera, neste simples tutorial vamos iniciar a instalação de um ESP32 e descobrir o que dá pra fazer com essa carniça.

Para começar estou usando
Windows 11 inside, e olha meu gerenciador de dispositivos.
Eu descobri 2 versões do EPS32 que eu desejava adquirir, mas temos varios tipos do mercado


Acabei comprando o Micro Usb, também existe o Tipo C

Agora vamos iniciar o processo de instalação:

Conecte em uma porta USB do seu computador, e abra o gerenciador de dispositivo


Clique botão direito sobre o dispositivo que será apresentado, similar ao meu do print, Vá em propriedades.


Procure a guia Detalhes, e em propriedade, coloque IDs do Hardware, isso é o suficiente para acharmos os drivers corretos.


Então temos 3 informações até agora.
No ChipSet principal, tudo que eu consegui ler.
  • ESPRESS ESP32-WROOM-32D
  • CCAMI5LP3211T9
  • FCC ID: 2AC7Z - ESP32WROOM32D
  • IC 21099-ESP32WROOM32D
  • CMIIT ID: 2018DP2457
Nome genérico identificado pelo Windows
CP2102 USB to UART Bridge Controller

IDs do Harware
USB\VID_10C4&PID_EA60&REV_0100
USB\VID_10C4&PID_EA60

Com base nessas informações, precisamos agora achar o driver correto, bora pro google, essa parte já vou devolver com o link do driver correto para o meu, o de vocês, vocês precisam procurar.

Achei estes caras aqui. e disponibilizei no telegram

Software Versão Data
CP210x Universal Windows Driver v11.3.0 8/9/2024
CP210x VCP Mac OSX Driver v6.0.2 10/26/2021
CP210x VCP Windows v6.7 9/3/2020
CP210x Windows Drivers v6.7.6 9/3/2020
CP210x Windows Drivers with Serial Enumerator v6.7.6 9/3/2020
CP210x_5x_AppNote_Archive - 9/3/2020
CP210x_VCP_Win2K - 9/3/2020
Linux 2.6.x VCP Revision History - 9/3/2020
Linux 3.x.x/4.x.x/5.x.x VCP Driver v3.x.x/4.x.x/5.x.x 1/29/2021
VCP Driver for WinCE60 v2.1 9/3/2020
VCP Drivers for WinCE50 v2.1 9/3/2020

Eu compactei todos os driver disponiveis e disponibilizei neste link Download

Descompacte todos, e então vamos iniciar a instalação




Agora em gerenciador, e dentro da propriedade do dispositivo procure detalhes


Clique em atualizar driver


Escolha procurar drivers no meu computador.
Informe o caminho onde você descompactou os drivers


Avance

Pronto, o Windows informa que foi instalado, e agora é minha porta COM3


E esta é a aparencia dele instalado




Testando sinconismo via Putty ou WinSCP

Primeiro vamos ao putty, neste momento é apenas para testar a conexão
Selecione Serial e então altere de COM1 para COM3


Vamos ver se vai funcionar, cada dispositivo tem uma velocidade especifica, então teremos de testes algumas velocidades se não tivermos as informações corretas.

Nome alterado, preencha o Saved Sessions com o nome que decidir, e clique em salvar.
Vou testar em 9600



Apenas clique duas vezes no nome que você criou.



Ficou assim para mim


Não é isso que eu quero

Agora vou testar na velocidade padrão das portas atuais COMx = 115200
Basta modificar as configurações do Putty e salvar, e executar novamente


Agora sim as configurações estão de acordo.
Usei Putty -> COM3 - 115200 - Telnet

Neste momento sei que está tudo perfeito.

Obs.: uma vez conectado com energia ou fonte caso disponivel ou no meu caso USB temos a rede liberada




Nenhum comentário

Comente só assim vamos crescer juntos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.