Ultimas do CanalQb

CanalQb - Ubuntu 18.04 Server - Windows 11 não reconhece Sistemas Linux antigos na rede - Resolvido

@CanalQb


CanalQb - Ubuntu 18.04 Server - Windows 11 não reconhece Sistemas Linux antigos na rede - Resolvido



CanalQb



Sempre crie uma frase de segurança única para jogos, Airdrops e qualquer outra coisa de origem desconhecida, em vez de usar sua carteira principal.


Instalei o Windows 11 insider, e ele não vem com FdpHost, isso torna dificil reconhecer alguns computadores de tecnologia antiga, como por exemplo o Ubuntu 18.04 server, que é meu sistema de servidor python.

Tentei de tudo, mas não era um problema de windows e sim compatibilidade de periodo tecnologico. 
https://github.com/christgau/wsdd
Salvei no telegram, caso o cara desita de manter online: https://cb.run/0kxw

E ai como resolver isso?

Observe o antes e o depois



Bom aqui está o procedimento para resolver este problema.

Instalação Manual do wsdd

Passo 1: Baixar o Script wsdd

Baixe o script diretamente do repositório oficial do GitHub:

wget https://raw.githubusercontent.com/christgau/wsdd/master/src/wsdd.py

Passo 2: Mover o Script para o Local Adequado

Mova o script para o diretório /usr/local/bin e torne-o executável:

sudo mv wsdd.py /usr/local/bin/wsdd
sudo chmod +x /usr/local/bin/wsdd

Passo 3: Criar um Serviço systemd

Para que o wsdd inicie automaticamente com o sistema, vamos criar um serviço systemd:

sudo nano /etc/systemd/system/wsdd.service

Adicione o seguinte conteúdo ao arquivo:

[Unit]
Description=Web Services Dynamic Discovery host daemon
After=network-online.target

[Service]
Type=simple
ExecStart=/usr/local/bin/wsdd --shortlog

[Install]
WantedBy=multi-user.target

Passo 4: Habilitar e Iniciar o Serviço

Habilite e inicie o serviço para que ele inicie automaticamente com o sistema:

sudo systemctl enable wsdd
sudo systemctl start wsdd

Com esses passos, o wsdd deve estar instalado e rodando no seu sistema. Se tiver mais alguma dúvida ou problema, só falar!

Agora você pode compartilhar suas pastas de serviços sem maiores problemas.

Configurando o SAMBA para Ubuntu em redes Windows 10/11 sem FdpHost.
Para isso a configuração de acesso é simples, mas precisa de um unico comando.

Instale o Samba:

sudo apt update
sudo apt install samba

Configure o compartilhamento:

Edite o arquivo de configuração do Samba:
sudo nano /etc/samba/smb.conf
Adicione o seguinte ao final do arquivo para configurar o compartilhamento canalqb:
Meu exemplo da pasta que vou compartilhar no ubuntu para a rede Windows

[canalqb]
path = /home/qb/python
browsable = yes
writable = yes
read only = no
guest ok = no
valid users = qb

Substitua /home/qb/python pelo caminho real da pasta que você deseja compartilhar.

Crie o usuário Samba:

Se o usuário qb não existe no sistema, você precisa criá-lo:
qb é meu usuário padrão, você tem o seu, basta colocar ele no lugar do qb, não seja ogro!
sudo adduser qb
Em seguida, configure a senha do usuário Samba, como é minha rede local, coloco sempre a senha '1':
sudo smbpasswd -a qb
Você será solicitado a definir uma senha para o usuário qb.

Reinicie o serviço Samba:

sudo systemctl restart smbd
sudo systemctl restart nmbd

Verifique as permissões da pasta:

Certifique-se de que a pasta compartilhada tem as permissões corretas para o usuário qb:
sudo chown -R qb:qb /home/qb/python
sudo chmod -R 755 /home/qb/python

Mapeando a unidade no Windows

Após configurar o Samba no servidor Ubuntu, tente novamente mapear a unidade no Windows:
net use H: \\server\canalqb /user:qb 1
Certifique-se de substituir 1 pela senha que você configurou para o usuário qb no Samba.




Testando a Conexão

Você também pode testar a conexão do compartilhamento de rede a partir do Windows Explorer. Abra o Windows Explorer e digite na barra de endereço:
\\server\canalqb


Se for criar um vídeo sobre isso, não esqueça de dar um salve no seu vídeo para ajudar o CanalQb, um abraço.



Desculpe por ressuscitar uma postagem antiga, mas como esse era um tópico relevante e estava em primeiro lugar nos resultados do Google, e no interesse de potencialmente ajudar as pessoas no futuro:
recentemente limpei o Windows e fui para o Windows 11 no meu PC principal, do Windows 10.
Tenho outro PC com vários HDDs, cada um dos quais é compartilhado, este também é Windows 11.
Quando movi meu PC principal para o Windows 11, não consegui mais acessá-los. Estava recebendo o erro "Você não tem permissão para acessar [\\dispositivo\localização]. Entre em contato com o administrador da rede".
Passei horas (...dias) tentando descobrir qual era o problema, assisti a vídeos e li artigos que me deram as mesmas instruções repetidamente, nenhuma das quais ajudou.
Acontece que minha conta não foi verificada na nova instalação do Windows 11. Nada nunca me levou a verificar. Eu não tinha ideia de que algo estava errado. E acho que nenhuma versão doméstica do Windows já fez isso antes. (Ou talvez nunca tenha acontecido para mim).

Vá para: Configurações > Contas > Suas informações

Eu tinha uma configuração destacada dizendo para verificar. Ela apenas me enviou um código por e-mail.

Então percebi que meu PC com todos os drives também não estava verificado - no entanto, nunca o usei para tentar acessar outros dispositivos na minha rede, ele só compartilhava, então suponho que não era um problema. De qualquer forma, verifiquei ambos, reiniciei ambos e finalmente funcionou. Teria sido legal se ele apenas... sabe, me dissesse que esse era o motivo.

Talvez isso poupe o tempo de alguém, pois nunca vi ninguém dizer nada sobre isso antes.

Nenhum comentário

Comente só assim vamos crescer juntos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.