CanalQb - Python - Pygame - Criando o primeiro jogo tosco!
CanalQb - Python - Pygame - Criando o primeiro jogo tosco!
pythonimport pygame import random
Essas linhas importam os módulos pygame
e random
, necessários para o desenvolvimento do jogo.
pythonpygame.init()
Essa linha inicializa o módulo pygame
.
pythonobjetodeacao = pygame.image.load('QB.jpg') fundo = pygame.image.load('rua.jpg') objetodeimpacto = pygame.image.load('bola.gif')
Essas linhas carregam as imagens utilizadas no jogo, onde 'QB.jpg'
é a imagem do objeto de ação, 'rua.jpg'
é a imagem de fundo e 'bola.gif'
é a imagem do objeto de impacto.
pythonlargura_objetodeacao = objetodeacao.get_width() altura_objetodeacao = objetodeacao.get_height()
Essas linhas obtêm a largura e altura do objeto de ação carregado.
pythonobjetodeimpacto = pygame.transform.scale(objetodeimpacto, (largura_objetodeacao // 1, altura_objetodeacao // 1))
Essa linha redimensiona a imagem do objeto de impacto para ter a mesma largura e altura do objeto de ação.
pythonlargura_fundo = fundo.get_width() altura_fundo = fundo.get_height()
Essas linhas obtêm a largura e altura do fundo.
pythonlargura_objetodeimpacto = objetodeimpacto.get_width() altura_objetodeimpacto = objetodeimpacto.get_height()
Essas linhas obtêm a largura e altura do objeto de impacto após a redimensionamento.
pythonjanela = pygame.display.set_mode((largura_fundo, altura_fundo))
Essa linha cria uma janela de exibição com base nas dimensões do fundo.
pythonx = random.randint(1, largura_fundo - largura_objetodeacao) y = altura_fundo - altura_objetodeacao objetodeimpacto_x = random.randint(1, largura_fundo - largura_objetodeimpacto) objetodeimpacto_y = 0
Essas linhas definem as posições iniciais tanto do objeto de ação quanto do objeto de impacto, com coordenadas aleatórias dentro dos limites da janela.
pythonobjetodeacao_velocidade = 20 objetodeimpacto_velocidade = 100
Essas linhas definem as velocidades de movimento do objeto de ação e do objeto de impacto.
pythonpygame.display.set_caption("CanalQb QB")
Essa linha define o título da janela do jogo como "CanalQb QB".
pythonjanela_aberta = True tremer_fundo = False tremer_contagem = 0 tremer_intensidade = 3
Essas linhas definem algumas variáveis de controle para o jogo.
pythoncontador_impacto = 0 fonte = pygame.font.Font(None, 36)
Essas linhas inicializam o contador de impacto e definem a fonte utilizada para exibir o texto na tela.
pythoncontador_tempo = 30 contador_fase = 1
Essas linhas definem o contador de tempo e o contador de fase, onde a fase inicial é 1 e o tempo
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