Ultimas do CanalQb

OpenWrt - LEDE no x86

@CanalQb


OpenWrt - LEDE no x86



CanalQb



Sempre crie uma frase de segurança única para jogos, Airdrops e qualquer outra coisa de origem desconhecida, em vez de usar sua carteira principal.



Inserir o post: 

OpenWrt - Instalação em computador
Canal Qb

Eu posso instalar o OpenWrt mais atual, mas é sabido que quanto mais atual o software, mais hardware é consumido. Portanto, optei por baixar o OpenWRT. Infelizmente, não há suporte para UEFI antes da versão 18, mas vocês podem escolher o que fazer e qual versão baixar.

O primeiro passo é baixar a versão com a extensão ext4. 
Escolha a versão que mais lhe agrada ou que seja compatível com os recursos que você possui. Meu notebook é um modelo da Positivo Informática SA W940SU2, com processador Intel(R) Core(TM) i3-4005U CPU @ 1.70GHz, 6 GB de memória RAM DDR3 e SSD de 500GB.

Pode ser que você precise de imagens para seguir este tutorial, mas infelizmente eu iniciei as atividades antes mesmo de pensar em criar este post. Portanto, em algumas partes, vocês terão que interpretar.

Primeiramente, defina qual versão deseja baixar. No meu caso, baixei a versão LEDE 17. O caminho utilizado foi https://downloads.openwrt.org/releases/17.01.7/targets/x86/64/.

Todas as versões do OpenWrt oferecem suporte para vários hardwares, como roteadores, switches, Raspberry Pi e também para processadores x86 em computadores convencionais de 32 e 64 bits. Portanto, baixe o arquivo compatível com o processador do seu dispositivo, com o nome de combined-ext4.img.gz.

O processo de instalação será realizado via Windows, pois não estou com Linux disponível para criar um tutorial inicial. Após baixar o arquivo, observe a extensão .gz e descompacte-o utilizando o Winrar, 7Zip ou qualquer outro software que suporte essa extensão.

Caso tenha dificuldades em descompactar o arquivo, interrompa o tutorial neste ponto, pois não é recomendado prosseguir sem ter executado corretamente este passo.

Chegou a hora de decidir se você irá instalar no pendrive ou no HD. Vamos preparar o dispositivo escolhido, mas não irei me aprofundar nesses passos, pois você já deve ter conhecimento sobre isso para prosseguir.

No Windows, abra o Prompt de Comando (CMD) e digite "Diskpart". Quando carregar, utilize os comandos abaixo:

  • Digite "list disk" para exibir todos os dispositivos de armazenamento conectados.

Observe que o seu HD é apresentado como "Disco #número" e seu tamanho é exibido na frente.

Defina qual disco deseja utilizar. Neste exemplo, vou usar o Disco 1. 
Digite "select disk 1" e pressione "Enter". 
Em seguida, digite "clean".

Caso vá utilizar um disco em GPT, utilize o comando "convert gpt". 
Caso vá utilizar um disco em MBR, utilize o comando "convert mbr".

Após isso, feche o Prompt de Comando e vá para o Gerenciador de Disco do Windows para formatar o disco e criar a partição com uma letra atribuída.


Feito isso, é hora de começar a gravar a imagem escolhida.

Se você optar por criar uma imagem no pendrive, será necessário usar o aplicativo "Win32 Disk Imager". 
Caso decida criar a imagem no HD, será necessário usar o aplicativo "BalenaEtcher".


Procure pela imagem .img descompactada, escolha a letra da unidade correspondente e clique em "Write".

Procure pela imagem .img descompactada, escolha a letra da unidade correspondente e clique em "Flash".

Após fazer o boot no OpenWrt, é hora de configurar a rede. Se você estiver usando uma conexão com fio RJ45, siga as instruções abaixo:

Na linha de comando, digite:
vi /etc/config/network

Pressione a tecla "i" para entrar no modo de edição.

Cole o seguinte código:

config interface 'loopback'
option ifname 'lo'
option proto 'static'
option ipaddr '127.0.0.1'
option netmask '255.0.0.0'

config interface 'wan'
option ifname 'eth0'
option proto 'dhcp'

config interface 'lan'
option ifname 'eth0'
option proto 'static'
option ipaddr '192.168.0.2'
option netmask '255.255.255.0'
option gateway '192.168.0.1'
option dns '8.8.8.8 8.8.4.4'

Pressione a tecla "Esc" para sair do modo de edição.

Digite ":wq" e pressione Enter para salvar e sair.

Agora sua conexão com fio RJ45 está configurada.

Se você observar, eu deixei em vermelho 2 endereços IP para que você perceba qual é a faixa de endereços da sua rede. No meu caso, é 192.168.0.X, mas você pode estar em uma rede 10.X.X.X ou em uma rede 192.168.1.X, que é o padrão do seu modem. Portanto, defina um endereço IP fixo dentro da faixa de endereços da sua rede. No meu exemplo, 192.168.0.2, e informe o endereço IP do gateway da sua rede, que é o endereço do seu modem ou do primeiro roteador conectado após o modem. No meu exemplo, é 192.168.0.1.

Depois de concluída esta etapa, pressione ESC e digite :wq e pressione enter. Se você tiver um teclado com Ç, os dois pontos estão na tecla Ç e a aspa simples está na tecla ^ ao lado da tecla do Ç.

Em seguida, execute o comando para reiniciar a sua placa de rede:
/etc/init.d/network restart

Teste se a internet está funcionando executando o comando:
ping www.google.com


Isso mesmo! Agora você deve conseguir acessar a interface web do OpenWrt através do endereço IP que configurou como fixo. A partir daí, você pode configurar e personalizar o OpenWrt de acordo com suas necessidades. Lembre-se de sempre tomar cuidado ao mexer em configurações avançadas, para evitar problemas de segurança e funcionamento do sistema.


Ótimo! Agora que a instalação do OpenWRT foi concluída, é importante lembrar que ainda há algumas configurações a serem feitas antes de começar a usá-lo como seu roteador principal.

Algumas das próximas etapas podem incluir:

Configurar as opções de rede: você pode precisar ajustar as configurações de rede para corresponder à sua configuração específica, incluindo a configuração de endereços IP, máscaras de sub-rede, gateways padrão e servidores DNS.
Configurar o WiFi: se você quiser usar o OpenWRT para gerenciar sua rede WiFi, precisará configurar as opções de WiFi, incluindo os SSIDs, senhas e criptografia.
Configurar o firewall: o OpenWRT vem com um firewall integrado que pode ser usado para proteger sua rede de acessos não autorizados e ataques. Você pode precisar ajustar as configurações do firewall para atender às suas necessidades específicas.
Configurar serviços adicionais: o OpenWRT pode ser usado para executar vários serviços adicionais, como servidores web, servidores de arquivos e muito mais. Se você quiser usar esses serviços, precisará configurá-los corretamente.

Certifique-se de seguir as instruções do OpenWRT cuidadosamente e de pesquisar as configurações específicas que você precisa para sua rede. Com um pouco de tempo e esforço, você pode personalizar o OpenWRT para atender às suas necessidades e controlar completamente sua rede doméstica.


Nenhum comentário

Comente só assim vamos crescer juntos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.